NOVO FILME DE SOFIA COPPOLA RETRATA O VAZIO DE JOVENS DE LOS ANGELES

Eu gosto da cineasta Sofia Coppola desde que assisti ao seu trabalho de estreia Virgens Suicidas, de 1999. Uma realizadora de muita sensibilidade, a filha do diretor Francis Ford Coppola, gosta de explorar um tema recorrente: o vazio, onde os personagens lutam constantemente contra esse sentimento enquanto vivem vidas aparentemente sem sentido. Esse vazio está presente em Virgens, assim como no longa seguinte Encontros e Desencontros (2003), passando pelo ousado e incompreendido Maria Antonieta (2007) e mais recentemente em Um Lugar Qualquer (2010).

The-Bling-Ring1

O vazio de jovens ricos e moradores de Los Angeles, que vivem numa sociedade onde “parecer” é considerado melhor do que realmente “ter”, está retratado no novo longa de assinado por Sofia, Bling Ring: A Gangue de Hollywood, que estreou neste fim de semana nos cinemas brasileiros. Baseado em fatos reais, o filme aponta as aventuras de um grupo de jovens que decidiu praticar pequenos assaltos nas casas de celebridades como Paris Hilton e Lindsay Lohan.

Os fatos aconteceram entre os anos de 2008 e 2009, quando esse grupo passa a roubar os famosos de Hollywood, e leva “brindes” (inclusive um cachorro!), além de dinheiro e jóias. A brincadeira acumulou prejuízos na casa dos três milhões de dólares para as vítimas, ganhou as páginas policiais e a turma acabou presa.

Com os crimes a turma de jovens queria alcançar o status de celebridades, de conseguir mais seguidores no twitter/instagram e simplesmente chamar a atenção. Em uma das cenas, quando o policial diz para uma das garotas que conversou com todas as vítimas, a reação dela é indagar “o que a Lindsay (Lohan) falou a meu respeito?”. A cultura do vazio e do culto excessivo à popularidade e às pseudocelebridades da internet estão retratados no filme.

cena-do-filme-bling-ring-a-gangue-de-hollywood-de-sofia-coppola-estrelado-por-emma-watson-1374896499416_956x500

Para escrever o roteiro de Bling Ring: A Gangue de Hollywood, Sofia Coppola se inspirou em entrevistas, relatórios da polícia e notícias de jornais sobre o fato. Coppola também utilizou as suas próprias experiências.

Bling Ring
EUA , 2013 – 90 minutos
Drama

Direção:
Sofia Coppola

Roteiro:
Sofia Coppola

Elenco:
Katie Chang, Israel Broussard, Emma Watson, Claire Julien, Taissa Farmiga, Leslie Mann

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s